
Todos temos um conhecido que gosta de se lamentar da vida, do trabalho e do governo. É, esse sujeito mesmo, esse que acabou de passar pela tua mente. Para ele o sol é um bom motivo para lamentar, porque está muito quente, outras vezes a chuva, pois está muito frio e molhado. Existem também aquelas pessoas que reclamam do relógio ou do calendário dizendo "já estamos em julho! daqui a pouco já acaba o ano", e a popular expressão depressiva de domingo à noite: "amanhã é segunda, começa tudo de novo". E, assim, muitos vivem num martírio constante.
O que me incomoda e me faz escrever este texto não é o fato das pessoas se martirizarem, mas é a tristeza que estes comentários trazem, espalhando aquela energia negativa pelo ambiente. Nem a pessoa que falou se sente melhor.
Senhores, tudo bem quando queremos puxar assunto com alguém no elevador e nos mostrar simpáticos. Uma das maneiras é falar sobre isto mesmo. E quem nunca falou estes exemplos, que jogue a primeira pedra:
"Não para de chover, hein?"
"Que sol forte, está precisando de uma chuvinha"
"Aqui faz as quatro estações do ano em um dia só"
"Faz sol a semana inteira, mas, quando chega o fim de semana que queremos aproveitar, chove"
"Minha fila sempre anda mais devagar que a outra"
"Sempre que pego um ônibus cheio vem outro vazio atrás"
"Se eu levo guarda chuva não chove"
E por aí vai...
Não posso deixar de comentar o dito-cujo que lamenta do ganha pão ou da faculdade. É o indivíduo que continuamente tem que terminar algum projeto, trabalho ou implantar alguma coisa. Ele torna sua vida em uma correria e uma loucura em função disto.
Isto tem a ver com aquela mania de perseguição, de que o mundo conspira contra nós. Neste sentido eu indico o filme "Uma mente brilhante". Quem já assistiu sabe do que estou falando. Todos temos um pouco disto. Tem uma certa relação com a famosa Lei de Murphy.
Isto tem a ver com aquela mania de perseguição, de que o mundo conspira contra nós. Neste sentido eu indico o filme "Uma mente brilhante". Quem já assistiu sabe do que estou falando. Todos temos um pouco disto. Tem uma certa relação com a famosa Lei de Murphy.
É bem verdade que ver o entardecer de domingo ou quando está acabando o Fantástico nos vem um sentimento ruim, parece que estamos em uma fase ruim da nossa vida. Entretanto, nada de ruim está acontecendo, temos uma vida normal. Neste momento alguém te dá o empurrãozinho dizendo "amanhã começa tuuudo de novo" e você responde "tuuudo de novo", enrijecendo sua face e balançando três vezes a cabeça. Gente... pare, que ótimo que amanhã começa tudo de novo, que ótimo que amanhã é segunda-feira, estamos vivos!
Tem um amigo meu que diz: "não tem o que falar não fale". Assim é a vida, quem disse que seria fácil? Vamos seguir em frente e carregar só o necessário, guardar o que é bom, planejar o amanhã e ao mesmo tempo não esqueçer de viver o hoje... E mesmo não gostando de alguém, amar a todos.